Durante a gravidez, os vasos sanguíneos da mulher naturalmente já dilatam mais. Porém, é durante o verão que isso fica mais intenso devido ao calor. O que acontece na prática é que o organismo retém líquidos para que o corpo mantenha uma temperatura estável.
O inchaço é comum durante a gravidez por causa da atuação dos hormônios no corpo feminino e pelo crescimento do útero que começa a comprimir os vasos sanguíneos localizados na região pélvica (bacia), prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. As gestantes, principalmente que estão no final do segundo trimestre, costumam perceber que suas pernas estão pesadas e que seus sapatos estão apertando seus pés.
Para amenizar o problema, algumas dicas são valiosas:
- Beba bastante líquido, principalmente nos dias quentes. O ideal é ingerir 2 a 3 litros de água por dia.
- Evite o sal na alimentação e reduza o consumo de comidas industrializadas.
- Faça caminhadas ou hidroginástica conforme a orientação de seu médico.
- Evite ficar muito tempo numa mesma posição, em pé ou sentada, pois isso pode aumentar o inchaço.
- Durma de lado e coloque um travesseiro entre as pernas.
- Sandálias de tiras, rasteirinhas, sapatos altos ou de bico fino devem ser evitados. O salto deve ter no máximo 4 cm e o solado de borracha do tênis deve ter entre 1 cm e 2 cm.
- Evite usar roupas apertadas, o que pode causar varizes.
- Não cruze as pernas enquanto estiver sentada e sempre que for possível erga os pés.
- Se puder, faça drenagem linfática regularmente.
Como o inchaço costuma aparecer mais no final do dia, depois de um dia em pé ou sentada, o ideal é elevar as pernas durante a noite. Para isso, é recomendado o uso de um travesseiro abaixo das pernas, erguendo-as num ângulo de 90º. Isso ajuda no retorno do sangue e o sistema circulatório funciona melhor.
Contudo, a gestante deve ficar atenta caso o inchaço seja intenso e afetar especialmente as mãos, braços e rosto, se houver um grande aumento de peso (mais de 2 kg por semana), caso haja formigamento nos braços, inchaço somente de um lado, limitação de movimentos dos dedos das mãos e dor na região da nuca. Esses podem ser sintomas de problemas renais, diabetes gestacional ou pressão alta. Nesse caso, o médico deve ser consultado para tomar das devidas providências, a fim de evitar outros problemas.