Dicas de Saúde  MedPará

Quais as doenças de inverno mais comuns e como se proteger?

Os dias mais frios do ano são aguardados com grande ansiedade por muitas pessoas, afinal, nada melhor do que aproveitar esse clima para usar roupas quentinhas e tomar um bom chocolate quente. No entanto, várias doenças de inverno podem surgir e trazer momentos com sintomas bastante desagradáveis.

A boa notícia é que dá para preservar a saúde nesse período, e o primeiro passo consiste em conhecer as principais doenças de inverno. Por isso, neste post, vamos apresentá-las e daremos dicas sobre alguns cuidados essenciais na prevenção de cada uma.

Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura!

Principais doenças de inverno e suas características
Durante o inverno, naturalmente, o tempo fica mais seco e frio, o que favorece a entrada de bactérias e vírus nas vias aéreas. Além disso, as pessoas costumam deixar as portas e janelas dos ambientes fechadas, sem uma circulação de ar adequada.

Esse fator também contribui para a proliferação de microrganismos. Então, o resultado é o surgimento com frequência das doenças a seguir. Confira!

Rinite alérgica
A rinite alérgica se caracteriza como uma inflamação das mucosas do nariz, desencadeada pela inalação de substâncias irritantes para o organismo — pólen, ácaro, poeira etc. Durante o frio, há um aumento da poluição do ar, devido a escassez de chuva, maior exposição a ácaros e uma grande irritação nasal.

Com isso, os seguintes sintomas podem surgir:

  • coceira nos olhos e nariz;
  • espirros frequentes;
  • perda do paladar e olfato;
  • coriza;
  • congestionamento nasal.


Sinusite
Ocorre quando as mucosas dos seios da face — pequenas cavidades ósseas localizadas ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto — estão inflamadas. Essa condição ocorre com frequência no inverno, pois a baixa umidade do ar e a queda da temperatura deixam as vias aéreas ressecadas, o que aumenta as chances de inflamação.

Veja alguns sintomas que a sinusite provoca:

  • dor no rosto;
  • dor de cabeça;
  • febre;
  • tosse;
  • secreção nasal amarelada ou esverdeada.


Resfriados e gripes
Alguns vírus, como os pertencentes à família dos rinovírus e influenza, são responsáveis pelos resfriados e gripes. Eles se replicam rapidamente em temperaturas mais baixas, o que aumenta a incidência dessas doenças durante o inverno.

A transmissão desses microrganismos também aumenta, uma vez que devido ao tempo seco e frio, eles ficam suspensos no ar por um período maior.

Pneumonia
A pneumonia é uma condição preocupante, principalmente, quando acomete idosos, que naturalmente apresentam o sistema imunológico mais debilitado. Trata-se de uma infecção nos pulmões, causada por vírus, bactérias ou fungos, ou devido à inalação de produtos tóxicos.

Em muitos casos, essa doença pode resultar de infecções que não foram tratadas de forma adequada. Outro ponto que merece ser destacado é que a pneumonia apresenta sintomas bastante semelhantes aos da gripe, e isso pode atrasar o diagnóstico.

Confira os sintomas mais comuns:

  • fraqueza;
  • mal-estar;
  • febre alta;
  • dor no tórax;
  • confusão mental;
  • dificuldade para respirar.
  • Doenças de pele


Quais as doenças de inverno mais comuns e como se proteger?
A dermatite atópica, os eczemas e as micoses são exemplos de doenças que podem acometer a pele durante o inverno. Isso porque, além de o clima frio gerar ressecamento da epiderme, muitas pessoas costumam tomar banho com água quente, o que provoca desidratação e afeta a barreira cutânea.

O uso de meias, por exemplo, contribui para o surgimento das micoses, principalmente, se forem calçadas com os pés molhados. Afinal, a umidade favorece a proliferação de fungos.

Otite
A otite média aguda é uma infecção que acontece no ouvido médio — espaço localizado atrás dos tímpanos — e provoca dor muito forte, diminuição da audição e secreção. Esse problema pode ter origem viral ou bacteriana, e geralmente está associado a outras doenças, como a gripe e o resfriado.

Asma
A asma é uma doença crônica caracterizada pelo estreitamento das vias aéreas, dificultando a respiração. No inverno, ela se manifesta em decorrência do ar frio, que irrita os brônquios, e pelo contato com alérgenos, que podem estar em roupas guardadas há muito tempo, por exemplo.

Cuidados para prevenir doenças comuns no inverno
Separamos diversos cuidados que ajudam muito na prevenção das doenças de inverno, mas são bem-vindos em todas as épocas do ano, se você deseja fortalecer o seu sistema imunológico e se proteger de problemas de saúde. Veja!

Lave as mãos
Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos é uma das práticas mais importantes quando o objetivo é prevenir doenças? Isso porque os vírus e as bactérias estão em todas as partes, especialmente, aquelas que todos tocam — maçanetas, corrimões, cadeiras etc.

Basta tocar o rosto, os olhos ou o nariz para se contaminar. Assim, adquira o hábito de lavar as mãos, não somente antes e após a refeições.

Alimente-se adequadamente
Os alimentos estão entre os fatores que mais influenciam a saúde. Desse modo, a adoção de uma alimentação balanceada, ou seja, rica em verduras, legumes, frutas e carnes brancas, ajuda a manter o organismo saudável, pois fortalece o sistema imunológico.

Com isso, doenças oportunistas — aquelas que surgem quando a imunidade está baixa —, como a gripe, podem ser prevenidas de maneira eficaz.

Não deixe de se vacinar
Atualmente, já existem vacinas que previnem algumas das doenças de inverno — gripe e pneumonia, por exemplo. Inclusive, elas são ofertadas gratuitamente em postos de saúde.

Por isso, vale a pena apostar nessa forma de prevenção. A vacina estimula o organismo a produzir anticorpos contra essas enfermidades e, ao contrário do que muitos pensam, não trazem prejuízos à saúde.

Faça lavagem nasal
A lavagem nasal é um método de higienização das narinas, que ajuda a eliminar as impurezas e o muco que se acumula na região. Assim, esse procedimento traz uma série de benefícios:

  • melhora a respiração;
  • hidrata a mucosa nasal;
  • diminui a inflamação no local;
  • evita problemas, como a sinusite e rinite.


Deve ser feito com soro fisiológico, preferencialmente, pela manhã e antes de dormir. É necessário colocar o líquido em uma seringa sem agulha e injetar nas narinas, sem fazer muita pressão, para não causar machucados.

Perceba que as doenças de inverno podem tornar a estação bastante desagradável. Desse modo, o ideal é reforçar os hábitos saudáveis e, ao sentir algum dos sintomas típicos das enfermidades listadas acima, buscar ajuda médica o quanto antes. Certamente, isso evitará complicações de saúde e permitirá que você aproveite mais os dias frios.

Posso ajudar?